A Cronic Digital realizou um projeto de como ficará o novo Túnel Subaquático entre Navegantes e Itajaí, trazendo uma visão extremamente realista de como o projeto ficará quando finalizado.
Essa obra, que usará tecnologia internacional e engenheiros qualificados de verdade, passará sob o rio Itajaí-Açú, trecho que hoje em dia é realizado por balsas entre Itajaí e Navegantes.
O projeto escolheu um túnel ao invés de uma ponte no rio, para não afetar os portos de Itajaí e Navegantes e poderá chegar a até 23 metros de profundidade.
Essa será uma ótima alternativa de transporte, facilitando a vida de cerca de 300 mil pessoas que transitam nas cidades da região e desafogando o fluxo intenso da BR-101.
Leiam também:
- População de Itajaí e Navegantes se revolta ao saber que irão pagar para passar no túnel
- Empréstimo milionário para túnel entre Navegantes e Itajaí tem aprovação inicial
O túnel deve ter seis pistas para tráfego de veículos, em que duas serão exclusivas para o transporte público, e a pista central será exclusiva para pedestres e ciclistas.
O atual governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, já sinalizou positivamente para uma possibilidade de investimento nesse projeto e a expectativa é que as obras iniciem em 2024, e sejam concluídas em até quatro anos.
O projeto recebeu autorização do COFIEX, a Comissão de Financiamentos Externos, do Ministério da Economia, que aprovou cerca de R$ 514 milhões por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, para a construção do túnel.
O próximo passo desse projeto é a autorização das Câmaras de Vereadores das duas cidades para formalizar o empréstimo.