Foto: PROMOBIS | Divulgação
O túnel subaquático que ligará Itajaí e Navegantes será construído com a mesma tecnologia adotada na megaobra entre Dinamarca e Alemanha. A estrutura, que integra o programa Promobis, dispensará pontes ou escavações profundas, utilizando peças pré-moldadas assentadas no leito do rio Itajaí-Açu. O método, inédito no Brasil, também será usado no túnel entre Santos e Guarujá (SP).
A escolha técnica levou em conta fatores como a altura necessária para uma ponte, que inviabilizaria o projeto por conta da proximidade com o Aeroporto de Navegantes, e o alto custo de um túnel escavado. “É uma tecnologia interessante, onde se raspa o leito do rio, assenta as peças e cobre novamente”, explica Rafael Albuquerque, coordenador do UCP/Promobis.
O túnel terá três seções: uma para o BRT regional, outra para o tráfego de veículos e uma terceira com área técnica, passagem de pedestres e ciclovia. O projeto será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com financiamento de US$ 120 milhões, sendo US$ 90 milhões do Banco Mundial e contrapartida de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú.


