Anúncio

SC anuncia 9,5 mil vagas e investimento de R$ 1,4 bilhão no sistema prisional

Foto: Divulgação/GovSC

O Governo de Santa Catarina apresentou no dia 15 um plano para ampliar o sistema prisional do Estado, com a criação de 9.593 vagas até 2028. O investimento previsto é de R$ 1,4 bilhão. As novas unidades e ampliações serão implantadas nos municípios de Xanxerê, Chapecó, Joinville, Blumenau, Araranguá, Lages, Biguaçu e São Cristóvão do Sul. A previsão é de 624 vagas ainda em 2024, 5.600 em 2026, 1.190 em 2027 e 2.179 em 2028.

As obras incluem a construção de unidades com controle aéreo e a transferência de presídios, como o Presídio Regional de Xanxerê e o Complexo da Agronômica, em Florianópolis. Também está prevista a desativação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, cujos internos deverão ser transferidos para uma nova unidade no município de Santa Tereza.

Segundo o governo, as novas vagas atenderão ao déficit atual de mais de 7 mil presos e contemplarão também a transferência dos detentos de Florianópolis. A Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social informou que a prioridade é adotar estruturas que reduzam o contato direto entre presos e policiais penais.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR