Santa Catarina está mais perto de implantar um programa que prevê o pagamento de R$ 100 por cada javali abatido legalmente no estado. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e agora aguarda a sanção ou veto do governador Jorginho Mello.
A proposta busca incentivar pessoas e empresas devidamente cadastradas e autorizadas a realizar o manejo da espécie, considerada invasora. Os javalis provocam prejuízos às lavouras, atacam animais, causam impactos ambientais e preocupam produtores rurais em diversas regiões catarinenses.
Conteúdos em alta
Apesar da aprovação na Alesc, o pagamento ainda não está em vigor. Caso o projeto seja sancionado, o programa dependerá de regulamentação do Governo do Estado, e o incentivo será concedido apenas mediante comprovação de que o abate ocorreu dentro das normas ambientais e da legislação vigente.



17/07/2026