Anúncio

Santa Catarina enfrenta risco de tempestades e alagamentos no início de dezembro, alerta Defesa Civil

O mês de dezembro inicia com tempo severo em Santa Catarina. Neste domingo (1º), a aproximação de uma frente fria traz consigo fortes chuvas e ventos que podem causar danos em várias regiões do estado, alerta a Defesa Civil. A previsão é de chuvas intensas, com risco de alagamentos, quedas de galhos e árvores, danos à rede elétrica e enxurradas. A frente fria também deve provocar ventos fortes no litoral, com rajadas de até 50 km/h e agitação marítima no Sul, com ondas de até 3 metros em alto-mar.

As instabilidades devem começar a afetar as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul no domingo, com tempestades que se intensificam ao longo da tarde e se espalham para o restante do estado. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (2), o mau tempo deve ser ainda mais severo, trazendo risco de raios, rajadas de vento e até queda de granizo. A Defesa Civil alerta especialmente para a possibilidade de tempestades mais intensas na região Oeste, onde os impactos podem ser mais graves.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de mau tempo, a população busque abrigos seguros e evite áreas de risco, como locais próximos a árvores, postes e outras estruturas que possam ser derrubadas pelos ventos. Além disso, em caso de alagamentos, é fundamental evitar o contato com as águas e não dirigir em áreas alagadas. A orientação é também para redobrar a atenção com crianças e procurar ajuda dos bombeiros (193) ou da Defesa Civil (199) em situações de emergência.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR