Sasan explica o porque tem causando tantaFoto: Freepik/Abre Olho Notícias
Moradores dos bairros Machados, Nossa Senhora das Graças e Areia Branca, em Navegantes, estão há mais de quatro dias sem abastecimento de água. Com as altas temperaturas, a situação tem se tornado insustentável, afetando a rotina das famílias, que relatam dificuldades para tomar banho, lavar roupas e manter a limpeza das casas.
“Não está fácil trabalhar o dia todo e chegar em casa sem uma gota de água. A gente sua o dia inteiro nesse calor e não tem como nem tomar banho”, reclama o morador do bairro Machados.
No bairro Nossa Senhora das Graças, Mary enfrenta outro problema: a falta de água para lavar roupas. “Meu cesto de roupa está lotado. A gente está precisando lavar as roupas das crianças e não tem como. A situação está muito complicada”, desabafa.
Já em Areia Branca, Paula Santos relata que a casa está suja e que o problema vem se agravando. “Quatro dias sem água, ninguém aguenta. Não dá para lavar nada, a pia está cheia de louça, o banheiro está sujo. Precisamos de uma solução urgente!”, cobra a moradora.
A população de Navegantes trouxeram várias reclamações e desabafos ao Portal Abre Olho Notícias com falta d’água. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Navegantes que recebeu uma nota oficial da SASAN. Confira abaixo:
Nota da Secretaria de Saneamento de Navegantes
O secretário da SASAN, Renato Benatti, esclareceu que a falta de água ou baixa pressão são situações pontuais e não um problema generalizado. Segundo ele, imóveis sem reservação própria são os mais afetados, especialmente em períodos de alto consumo, quando há variação na pressão da rede.
Benatti informou que o município tem investido em projetos para melhorar o abastecimento, incluindo a construção de uma nova adutora no bairro Volta Grande e o reforço da rede da Meia Praia. Também estão em andamento estudos para ampliar a produção de água e a implantação de novas adutoras.
Além disso, a prefeitura está atualizando o Plano Municipal de Saneamento, que definirá diretrizes para a expansão dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto na cidade.
O Portal segue buscando outras informações e espera que seja resolvido o mais rápido possível.