Foto: Ascom Portonave
Nesta terça-feira (28), Dia do Trabalhador Portuário e Dia do Comércio Exterior, a Portonave lançou o livro “Vidas além do Porto”, que reúne histórias de profissionais que atuam no terminal portuário de Navegantes.
A data é uma referência histórica à Carta Régia de 1808, quando o Rei D. João VI autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. O livro-reportagem destaca o cotidiano e as trajetórias de trabalhadores que contribuem para as operações do terminal.
A Portonave emprega atualmente cerca de 1,3 mil profissionais em áreas como Operação, Manutenção, Administrativo e Câmara Frigorífica (Iceport). O livro apresenta relatos de seis desses colaboradores, que compartilharam experiências de trabalho e de vida no porto.
O material impresso será distribuído aos funcionários, enquanto a versão digital está disponível gratuitamente no site oficial da Portonave.

A obra foi escrita pela jornalista Giovanna Pegoraro, natural de Navegantes. Giovanna começou sua trajetória na Portonave como estagiária em 2021, no setor de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social, e foi efetivada no ano seguinte.
O lançamento do livro reforça o reconhecimento da importância dos trabalhadores portuários e o impacto de suas histórias no desenvolvimento da região.
Sobre a Portonave
A empresa está localizada em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007, como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos. No ranking nacional, a Portonave, de janeiro a novembro de 2024, esteve entre os três portos que mais movimentam contêineres cheios de longo curso, sendo o primeiro em Santa Catarina, de acordo com o Datamar. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).