Acesse sua conta Entre com e-mail ou usando uma rede social.
Entrar / Cadastrar
ou continue com
21° Máx. 18° Mín., hoje em Navegantes

Escritores Samuel, Fábio e Violeta serão protagonistas de encontro na CIC, em Navegantes

Foto: ASCOM Navegantes

A literatura ganha espaço de destaque em Navegantes nesta sexta-feira (22), às 15h, com um encontro dedicado a autores com deficiência. A Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe uma roda de conversa e o lançamento de três livros que mostram como a escrita pode ser uma poderosa forma de expressão e inclusão.

Conteúdos em alta

Os protagonistas do evento são os escritores Samuell Vitor, de 9 anos, que estreia com O Sapo Sapeca e o Mistério do Lago Negro; Fábio Henschel Sabel, de 25 anos, que lança Pequena Asa – Versos pra Voar; e Violeta Alvez, de 28 anos, que apresenta O Sono das Plantas.

A atividade integra a programação do aniversário de 63 anos de Navegantes e é aberta ao público. Mais que uma celebração literária, o encontro reforça a importância da diversidade cultural e dá visibilidade a novos talentos que transformam suas experiências em arte.

Sobre os autores:

Samuell Vitor, de apenas 9 anos, mora em Navegantes e já desponta como escritor. Diagnosticado com autismo e fobia social, encontrou na escrita uma forma de se expressar. Com criatividade e sensibilidade, lançou O Sapo Sapeca e o Mistério do Lago Negro, sua primeira obra, tornando-se inspiração para outras crianças e famílias. Samuel participa de projetos sociais, palestras e contações de histórias em escolas públicas, mostrando que sua trajetória é também uma história de superação, inclusão e esperança.

Violeta Alvez é cantora, escritora e ativista da luta anticapacitista. Mulher com deficiência e artista multifacetada, atua na promoção da acessibilidade em projetos culturais em nível municipal e estadual. É graduanda em Letras e oferece assessoria de inclusão para empresas e iniciativas culturais. Publicou em 2020 seu primeiro livro, O Sono das Plantas, além de lançar singles disponíveis em plataformas digitais. Agora apresenta sua nova obra, Cartas Para Saturno, contemplada pelo Prêmio Carolina Maria de Jesus (2023) e pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí (2025).

Fábio Henschel Sabel, natural de Gaspar e residente em Balneário Piçarras, é músico, escritor, ilustrador e militante PcD. Desde cedo destacou-se nas artes, colecionando premiações literárias e musicais. Ilustrou livros infantojuvenis, integrou a banda municipal de Piçarras e foi vencedor de concursos de redação, música e poesia. Atualmente preside o Conselho Municipal de Política Cultural (COMPOC) e segue sua formação em Direito, conciliando o estudo acadêmico com o engajamento cultural e político.

Deixe um comentário