Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em Navegantes recém-nascidos não estão conseguindo fazer o Teste do Pezinho

Tem mães esperando pelo teste há 12 dias - Foto: Divulgação.

Ana Catarina, procurou a redação do portal Abre Olho Notícias, para relatar que há três dias vem tentando realizar o Teste do Pezinho na sua filha em Navegantes e não consegue.

Essa situação não está acontecendo somente com Ana, Lorena Lima expôs também que seu filho está com 12 dias de vida e não realizou o Teste do Pezinho.

Importância:

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, esse teste deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Realizado gratuitamente em unidades básicas de saúde ou no local onde a criança nasceu.

O risco de o teste não ser realizado precocemente poderá gerar sequelas graves, e até irreversíveis em alguns casos, no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente.

Hospital:

Hoje o hospital de Navegantes é o único na cidade que realiza o parto de crianças no município, mesmo assim não fazem esse tipo de teste. Os pais são orientados para procurarem as UBS da cidade.

Reposta:

Procuramos a secretaria da Saúde de Navegantes que respondeu dizendo: “essa falta está acontecendo porque não foram realizados as solicitações pelas as equipes que conduzem as UBS da cidade antecipadamente, mas que até segunda-feira (28), tudo irá se normalizar” afirmou.