A formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria devem provocar uma mudança significativa no tempo a partir desta segunda-feira (27) em parte do Centro-Sul do Brasil. A previsão indica temporais, chuva intensa e fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O cenário mais preocupante é inicialmente no Rio Grande do Sul, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros em apenas 48 horas, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e elevação dos níveis de rios e córregos. As instabilidades devem ganhar força entre segunda (27) e terça-feira (28).
Conteúdos em alta
Em Santa Catarina, a previsão é de que os temporais avancem principalmente na quarta-feira (29), podendo atingir praticamente todas as regiões do estado com chuva forte, ventos intensos e descargas elétricas. A recomendação é que a população acompanhe os avisos da Defesa Civil e redobre a atenção em áreas de risco, já que as condições devem começar a melhorar apenas entre a noite de quarta e a quinta-feira (30).


27/07/2026