Acesse sua conta Entre com e-mail ou usando uma rede social.
Entrar / Cadastrar
ou continue com
21° Máx. 20° Mín., hoje em Navegantes

Ciclone coloca 142 cidades de SC em alerta vermelho nesta quinta-feira

Um ciclone extratropical em formação entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul colocou 142 municípios catarinenses em alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta quinta-feira (10). O aviso, considerado o nível mais grave da escala, prevê chuva superior a 100 milímetros em um único dia, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo. As áreas mais afetadas incluem municípios do Oeste, Norte e Vale do Itajaí.

De acordo com a previsão, as condições de instabilidade devem aumentar ainda mais na sexta-feira (11), quando o ciclone já estará formado. Há possibilidade de temporais, vendavais e queda de granizo em grande parte do Estado. Os riscos incluem destelhamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica, prejuízos em lavouras e alagamentos. Nas demais regiões catarinenses, o alerta é de nível laranja, com rajadas que podem chegar a 100 km/h.

Conteúdos em alta

A Defesa Civil de Santa Catarina classificou como moderado a alto o risco para ocorrências associadas às condições meteorológicas entre quinta e sexta-feira. Durante episódios de vento forte, a recomendação é permanecer longe de árvores, placas, muros, postes e outras estruturas que possam oferecer risco. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Deixe um comentário