Casa de repouso em Navegantes é acusada de maus-tratos contra idosos

A casa de repouso já responde um processo 5004444-33.2020.8.24.0135 na justiça de autoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Esses são apenas alguns sinais de maus-tratos encontrados nas idosas - Foto: Divulgação.

Duas idosas de 80 e 90 anos foram retirados da casa localizada no bairro Meia Praia em Navegantes, na última terça-feira (06), após serem encontrados com sinais de maus-tratos.

De acordo com as informações recebidas, as idosas estavam com sinais claros de desnutrição, desidratação e com ulceras de pressão com feridas expostas pela falta dos devidos cuidados.

Só quando os familiares foram retirados do local que ficaram sabendo da real situação e se chocaram com o que viram. O caso já foi denunciado ao conselho do idoso da cidade e um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia da Polícia Civil de Navegantes.

Estatuto do Idoso:

Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para 1 a 4 anos de reclusão. Por fim, se o resultado for morte, a pena é de 4 a 12 anos de reclusão.