O El Niño começou a mostrar sua força no Sul do Brasil e já provoca preocupação em Santa Catarina. Após chuvas extremas causarem enchentes, enxurradas e transtornos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil catarinense reforçou o alerta para uma semana marcada por instabilidade e risco de temporais.
Os impactos foram sentidos principalmente no Noroeste gaúcho, onde alguns municípios registraram mais de 200 milímetros de chuva em menos de 24 horas. Rios subiram rapidamente, famílias precisaram deixar suas casas e estradas ficaram bloqueadas devido aos alagamentos.
Conteúdos em alta
Confirmado oficialmente neste mês, o fenômeno climático é conhecido por aumentar os volumes de chuva no Sul do país. Meteorologistas já vinham alertando para a possibilidade de eventos extremos, cenário que começou a se confirmar com os recentes temporais registrados no estado vizinho.
Em Santa Catarina, a previsão indica dias de atenção redobrada. Há risco moderado a alto para temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos em algumas regiões, especialmente entre o fim de junho e o início de julho. A orientação é acompanhar os avisos da Defesa Civil e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa.





29/06/2026