Foto: Secom Itajaí/Abre Olho Notícias
O Coordenador Municipal de Defesa Civil de Itajaí, Coronel Mocelin, fez um alerta à população nesta quinta-feira (16) sobre a intensificação das chuvas no Litoral de Santa Catarina. O sistema de baixa pressão que se formou no oceano e se deslocou para a região entre Porto Belo e Barra Velha, causando até 70 milímetros de chuva em menos de 12 horas, ainda traz previsões de mais precipitações para hoje.
Mocelin destacou que a previsão é de mais 40 milímetros de chuva nas próximas horas, com possibilidade de um novo aumento no volume de precipitações no sábado, quando uma frente fria deve atingir o estado, trazendo chuvas fortes e trovoadas.
De acordo com o Coronel, as equipes da Defesa Civil seguem monitorando as condições climáticas e alertando os moradores para a necessidade de cautela, especialmente em áreas de risco. “A situação continua crítica em algumas regiões e estamos preparados para atender qualquer emergência. Pedimos que a população siga as orientações e entre em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros caso precise de ajuda”, afirmou Mocelin.
A previsão é de que, após sábado, o sistema de baixa pressão se afaste para o oceano, trazendo uma relativa estabilização das condições climáticas.
Confira as cidades mais afetadas no Litoral de SC
Até o momento, as cidades que mais sofreram com os impactos das chuvas são:
- Balneário Camboriú
- Itapema
- Bombinhas
- Itajaí
- Navegantes
- Camboriú
Esses municípios enfrentam alagamentos, risco de deslizamentos de terra e dificuldades no trânsito devido às vias comprometidas pela quantidade de água acumulada. A Defesa Civil de cada cidade segue em operação, com equipes em alerta para garantir o socorro imediato à população afetada.
Contatos para Emergências:
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199