Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vulcão que pode trazer tsunami para o Brasil entra em erupção

O vulcão entrou em erupção neste domingo - Foto: Reproduçã.

 Uma notícia deixou brasileiros preocupados no dia de hoje. Trata-se do vulcão na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, que entrou em erupção hoje. Um alerta de risco vulcânico foi acionado ontem pelas autoridades espanholas.

Segundo o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, a erupção até o momento é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami.

O vulcão Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. No Brasil, o vulcão ganhou destaque por ser o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira.

Lava e fumaça sobem após a erupção de um vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas ilhas Canárias de La Palma — Foto: Borja Suarez/Reuters

Contudo, especialistas afirmam que o risco disso acontecer é muito baixo,e pediram tranguilidade a população. A situação começou dias quando a ilha começou a passar por tremores.

Diversos cientistas atuam no local e medem as atividades sísmicas, eles afirmam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes.

Vale lembrar que a mesma ilha registrou sua última erupção há aproximadamente cinco décadas, quando o vulcão ‘Teneguía’ entrou em erupção e permaneceu por mais três semanas ativo.