Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vão iniciar as construções das Fragatas da Marinha do Brasil em Itajaí

Inicia esse ano em Itajaí, a construção da primeira fragata da Marinha do Brasil da Classe Tamandaré, e no total serão construídas 4 na cidade. O projeto irá revolucionar o poderio militar brasileiro no Oceano Atlântico.

Os investimentos superam os R$ 8 bilhões e prometem gerar mais de 6 mil empregos na região, sendo dois mil empregos diretos quando os trabalhos estiverem a todo vapor. As construções das Fragatas irão acontecer no antigo Estaleiro Oceana, que passou a se chamar Estaleiro Brasil Sul. Hoje o local já está com 250 pessoas trabalhando.

Conheça as fragatas:

As fragatas são máquinas de guerra sofisticadas, lançadoras de mísseis e torpedos pesados. Com 107 metros, as embarcações deslocam 3,5 mil toneladas e 136 tripulantes. As fragatas brasileiras da Classe “Tamandaré” terão recursos de redução da visibilidade e serão armadas com canhões, mísseis, torpedos e metralhadoras.

As embarcações serão utilizadas para a defesa dos 5,7 milhões de km² da costa brasileira. Hoje, a frota utilizada tem cerca de 40 anos e foram compradas no Reino Unido durante o governo do general Ernesto Geisel, e modernizadas ao menos duas vezes. O envelhecimento do grupo é um problema para a defesa do litoral. Os novos navios terão referência da família de embarcações Meko A100, da Thyssenkrupp, e terão melhores condições de monitorar e defender a costa.