Anúncio

Turbidez no Itajaí-Mirim compromete abastecimento e pede economia de água

FOTO: SEMASA

O sistema de abastecimento que atende Itajaí e Navegantes enfrenta dificuldades nesta quarta-feira (31) devido à alta turbidez no ponto de captação do rio Itajaí-Mirim. Às 10h, a medição no canal retificado indicou 1.443 NTU, índice mais de 14 vezes acima do limite ideal de operação do sistema de tratamento.

Segundo o Semasa, as fortes chuvas registradas principalmente na região do Alto Vale comprometeram a qualidade da água bruta, reduzindo a capacidade de produção das Estações de Tratamento de Água. A situação também impede o enchimento dos reservatórios, o que pode causar queda de pressão e falta pontual de água ao longo do dia.

O cenário inspira atenção, já que em Brusque, à montante de Itajaí, o índice chegou a 6.335 NTU, enquanto o limite para funcionamento pleno do sistema convencional é de 100 NTU. Diante disso, a recomendação é de uso consciente da água, com banhos rápidos, adiamento de lavagens e limpeza sem uso de mangueiras, além da priorização do consumo essencial.

Os imóveis mais afetados tendem a ser aqueles sem caixa d’água ou localizados em áreas mais altas. O Semasa reforça a importância da instalação de reservatórios para reduzir impactos em situações emergenciais e informa que ainda não há previsão para a normalização total do sistema. Atendimentos de emergência seguem disponíveis 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000, além de WhatsApp e Telegram.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR