Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sementes misteriosas da China estão vindo em compras pela internet

Imagem/Divulgação

Moradores de Santa Catarina registraram o recebimento de sementes não identificadas junto de mercadorias compradas pela internet. As embalagens possuem, ainda, identificação, supostamente com caracteres chineses. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não haviam solicitado qualquer mercadoria daquele país também têm recebido as embalagens.

A situação tem ocorrido em diversos países do mundo, e o primeiro caso no Brasil aconteceu em Jaraguá do Sul, onde haviam comprado objetos de decoração e junto vieram essas sementes.

Conforme a Cidesc, apesar de parecerem inofensivas, as sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças. Com isso, há a possibilidade de causar prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal.

Caso você tenha efetuado alguma compra e tenha recebido essas sementes, a orientação é de que não abra, nem plante, e muito menos jogue fora. Para isso, está disponibilizado os telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal do estado, para a retirada de dúvidas e recebimento de orientações adequadas.