Santa Catarina tem o primeiro registro de neve em 2024

Na terça-feira (28), um fenômeno raro encantou os moradores de São Joaquim, em Santa Catarina: a neve fez sua primeira aparição em 2024, marcando um momento único na região. Confirmado pela Defesa Civil, o registro ocorreu por volta das 12h45, surpreendendo com flocos de neve de fraca intensidade e curta duração. A explicação para esse evento incomum reside na altitude da área, situada a 1600 metros, onde as condições climáticas permitiram a ocorrência. A combinação de umidade e frio ao longo da atmosfera possibilitou a formação e conservação do gelo, transformando a chuva em neve.

Entretanto, as expectativas para novas aparições desse espetáculo natural diminuem nos próximos dias. Segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil, a umidade e o frio ao longo do perfil vertical da atmosfera tendem a diminuir, reduzindo as chances de novos registros de neve. A previsão indica que, embora possa ocorrer chuva na região na quarta-feira, a camada atmosférica já não estará tão fria, levando ao derretimento do gelo antes que atinja a superfície.

A queda das temperaturas em Santa Catarina foi impulsionada por uma massa de ar frio e a presença de um ciclone extratropical no oceano, que influencia diretamente no clima, provocando ventos intensos e diminuindo a sensação térmica. Com a previsão de permanência do frio intenso até quinta-feira, especialmente nas primeiras horas do dia, os catarinenses devem se preparar para mais dias gelados e possíveis surpresas climáticas.