Santa Catarina ampliou a aplicação de um método de alfabetização baseado em neurociência para ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem na rede pública estadual. A iniciativa utiliza o método alemão IntraAct, desenvolvido para acelerar o processo de leitura e escrita, principalmente entre crianças com dislexia, autismo e TDAH.
O projeto começou como piloto em escolas estaduais e agora ganha expansão após apresentar resultados positivos. Segundo o governo estadual, a metodologia consegue alfabetizar algumas crianças em poucos meses por meio de um sistema interativo que trabalha estímulos cognitivos e aprendizado gradual das letras e sons.
Conteúdos em alta
Além dos materiais utilizados em sala de aula, professores e gestores também recebem capacitação específica para aplicar o método corretamente. A proposta faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação para melhorar os índices de alfabetização e reduzir dificuldades de aprendizagem entre estudantes da rede pública.
A expansão do programa reacendeu debates sobre os rumos da educação em Santa Catarina. Enquanto especialistas defendem o uso da neurociência para acelerar a alfabetização, professores e educadores discutem os desafios da aplicação prática nas escolas e a necessidade de apoio familiar no processo de aprendizagem.



13/05/2026