Foto: Divulgação/Abre Olho Notícias
Um vídeo divulgado nas redes sociais sobre o evento “Mulheres pela Democracia”, promovido pelo PT na Câmara de Vereadores de Navegantes, tem gerado grande repercussão desde a tarde de quinta-feira (26). A gravação, que mostra uma performance artística durante a plenária, foi compartilhada por diversos internautas, gerando críticas e questionamentos sobre o ocorrido.
A filmagem mostra uma mulher realizando uma dança no plenário, mas o vídeo circulado é um recorte, o que tem gerado versões divergentes sobre o evento. Para alguns, a apresentação foi inadequada para o ambiente institucional da Câmara. Já outros defendem que a performance foi apenas uma parte da programação, que envolvia debates e palestras sobre os direitos das mulheres.
SEGUE O VÍDEO RECEBIDO :
O QUE DISSE O PARTIDO DOS TRABALHADORES DE NAVEGANTES:
“O evento todo foi transmitido pelas redes do partido, e o vídeo que circula é apenas um recorte. A plenária cumpriu seu objetivo de debater direitos e lutas das mulheres em um espaço democrático. Participaram mulheres diversas, incluindo cis, trans, idosas, jovens, negras, brancas e soropositivas. Houve falas sobre violência contra a mulher, democracia e homenagens, além de uma performance artística inicial realizada por uma mulher trans.”, defende a presidenta Cristiane Lira.
SEGUE O VÍDEO ORIGINAL ENVIADO PELA PRESIDENTA DO PT
Em contrapartida, a Câmara de Vereadores responde em nota oficial:
“A Câmara de Vereadores de Navegantes esclarece que o plenário foi cedido ao PT mediante solicitação formal, protocolada em 12 de março de 2025, para uma plenária com caráter cívico e institucional. Após o evento, circulou um vídeo mostrando uma apresentação artística que não constava na solicitação enviada à Casa.
A presidência reforça que não autorizou a realização de qualquer tipo de performance no plenário e manifesta insatisfação com a condução do evento em desconformidade com os termos formais. A Câmara tomará medidas administrativas para aprimorar a cessão de espaços públicos e garantir que futuros eventos respeitem os princípios e valores do Legislativo Municipal.”, concluiu.