Foto: SECOM BC
A primeira soltura de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, conhecidos como Wolbitos, aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), em Balneário Camboriú. A estratégia faz parte de um projeto de combate a doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.
A liberação começou por volta das 6h, nos bairros Nações e Ariribá, e será realizada ao longo de 26 semanas. Também estão incluídos os bairros Municípios e Centro (em vias ímpares até a rua 2500).
Os Wolbitos serão soltos duas vezes por semana, sempre nas primeiras horas da manhã, em pontos previamente definidos. A ação é feita por equipes em um carro identificado com as logos da Secretaria da Saúde e da Wolbito Brasil.

Segundo o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, o objetivo é facilitar o reconhecimento da atividade pela população.
“É importante que as pessoas saibam como a soltura é realizada, para não estranhar a movimentação nos bairros”, afirmou.
A bactéria Wolbachia impede que o Aedes aegypti transmita os vírus da dengue, zika e chikungunya. Assim, ao se reproduzirem, os mosquitos passam a característica para as novas gerações, reduzindo o risco de surtos.