O frio já começa aparecer e as temperaturas irão despencar ainda mais

Como previsto, uma massa de ar polar já começa despencar as temperaturas em todo Estado de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (16). Além do frio, um ciclone subtropical, que irá causar rajadas de ventos acima dos 80km/h, com ressaca em todo o litoral catarinense.

A mínima previstas para região do Vale do Itajaí será de 8ºC, com máxima de 21ºC. Na Serra e Oeste, a previsão indica que a queda nas temperaturas serão ainda maior, com mínima de 0ºC e 3ºC.

Possibilidade de neve

A previsão dos órgãos catarineneses é que o fenômeno ocorra nos pontos mais altos da Serra e do Oeste catarinenses. Um ciclone extratropical que está entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul deve provocar elevada umidade na região. Isso associado às temperaturas baixas, entre -3°C e 3°C, favorece as condições para a neve, segundo a Epagri/Ciram.

A neve deve ocorrer mais cedo do que geralmente é registrada no Estado. O esperado “veranico de maio”, que ocorre quando as temperaturas sobem em Santa Catarina neste mês, por exemplo, foi substituído pela previsão de frio intenso, registrado desde o início do mês.