O frio já começa aparecer e as temperaturas irão despencar ainda mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Como previsto, uma massa de ar polar já começa despencar as temperaturas em todo Estado de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (16). Além do frio, um ciclone subtropical, que irá causar rajadas de ventos acima dos 80km/h, com ressaca em todo o litoral catarinense.

A mínima previstas para região do Vale do Itajaí será de 8ºC, com máxima de 21ºC. Na Serra e Oeste, a previsão indica que a queda nas temperaturas serão ainda maior, com mínima de 0ºC e 3ºC.

Possibilidade de neve

A previsão dos órgãos catarineneses é que o fenômeno ocorra nos pontos mais altos da Serra e do Oeste catarinenses. Um ciclone extratropical que está entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul deve provocar elevada umidade na região. Isso associado às temperaturas baixas, entre -3°C e 3°C, favorece as condições para a neve, segundo a Epagri/Ciram.

A neve deve ocorrer mais cedo do que geralmente é registrada no Estado. O esperado “veranico de maio”, que ocorre quando as temperaturas sobem em Santa Catarina neste mês, por exemplo, foi substituído pela previsão de frio intenso, registrado desde o início do mês.