Navegay volta em 2023 como um evento privado após polêmico registro

O Navegay é uma festa que foi criada há mais de 40 anos em Navegantes, que ao longo dos anos se tornou o maior bloco de sujos do Sul do Brasil, considerado patrimônio cultural da cidade.

O evento deixou de acontecer devido a vinda Covid-19 no Brasil que suspendeu o carnaval no país em 2020, e com a vitória do atual prefeito Liba Fronza (UB), que decidiu cancelar o Navegay em seu governo.

Com um nome popularmente conhecido, estranhamente teve o nome registrado no INPI por uma pessoa com nome de Adilson Nogueira Monteiro.

Na rede social, um perfil no Instagram foi criado com o nome, informado que o evento voltaria acontecer em 2023, com um formato diferente, o que para muitos foi visto com uma frustação, sendo o “Navegay” é uma festa popular.

A prefeitura de Navegantes não tinha ciência da situação e falou que irá acionar o setor jurídico do poder público para tomar as medidas cabíveis.

Além do Navegay, outra empresa vem buscando registrar o nome Navegafolia, que é usado pelo município para divulgar o carnaval na cidade.