Foto: PMSC/Barra Velha/Ilustrativa
Uma operação policial realizada na tarde de sexta-feira (28) em Barra Velha resultou na prisão de uma mulher por envolvimento em um roubo. Durante a abordagem, os agentes encontraram com ela Talita Rebeca do Vale Silva, de quatro anos, que havia sido registrada como desaparecida no site do sosdesaparecidosdesc.
A menina estava sob a companhia da mãe, que gravou um vídeo afirmando que a criança não estava desaparecida e estava bem. Segundo a mulher, o ex-companheiro entrou na Justiça após anos sem contato e conseguiu a guarda da filha, o que a motivou a não entregá-la. Mesmo foragida, ela se pronunciou nas redes sociais sobre a situação.
A mulher, conhecida como Anne nas redes sociais, possuía diversas passagens pela polícia, incluindo roubo, e foi presa no momento em que praticava um crime ao lado de um homem, que também tem antecedentes criminais. Após a prisão, a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Barra Velha e a mulher para o Presídio de Joinville que permanecerá a disposição da justiça.
A Polícia Militar de Barra Velha enviou uma nota à imprensa nesta tarde de domingo (30). Leia na íntegra:
Na última sexta-feira, 28 de março de 2025, por volta das 17h30, uma operação conjunta entre os Policiais Militares de Barra Velha e Penha resultou no cumprimento de um mandado de prisão, na localização de uma criança desaparecida e na apreensão de substância entorpecente na cidade de Barra Velha, bairro Tabuleiro.
A ação policial foi desencadeada após a identificação do paradeiro de uma mulher que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro. No local da abordagem, também foi encontrada uma menor de quatro anos, cadastrada como desaparecida pelo programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina.
A operação contou com o apoio da Guarnição Ostensiva, que realizou a abordagem e garantiu a segurança da criança, encaminhando-a ao Conselho Tutelar do município para os devidos cuidados, conforme decisão judicial que concede a guarda ao genitor.
Durante a ação, também foram encontradas aproximadamente 5g de uma substância com características de maconha. A mulher abordada assumiu a posse do entorpecente, declarando que era para consumo próprio. Diante da inexistência de elementos indicativos de tráfico de drogas, a substância foi recolhida conforme as normativas vigentes.
A detida foi conduzida ilesa à unidade prisional de Joinville, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Relembre o caso
Talita Rebeca do Vale Silva foi considerada desaparecida desde o dia 6 de março, quando sua mãe deixou de entregá-la ao pai, que havia conquistado a guarda na Justiça. A polícia iniciou buscas pela criança, enquanto a mãe publicava vídeos afirmando que não iria cumprir a decisão judicial.
Após a operação desta sexta-feira, a menina está sob os cuidados do Conselho Tutelar e será entregue ao pai conforme determinação judicial.