Uma forte massa de ar polar fez as temperaturas despencarem em Santa Catarina durante o feriado de 7 de Setembro. O frio começou a ganhar força ainda no fim de semana e deixou o amanhecer desta segunda-feira (7) com cara de inverno pesado em várias regiões. Segundo a Epagri/Ciram, o ar frio de origem polar avançou pelo Sul do Brasil e provocou uma queda acentuada nos termômetros, com geada em várias áreas e até registro de neve em pontos da Serra Catarinense.
Os números impressionam. Bom Jardim da Serra chegou a -6,1°C, enquanto São Joaquim registrou -5,9°C, Urupema -5,4°C e Urubici -3,5°C. Ao todo, pelo menos 11 cidades catarinenses tiveram temperaturas negativas durante o feriado.
Conteúdos em alta
Além do frio de bater o queixo, a combinação das baixas temperaturas com a umidade chegou a provocar neve em pontos de Urubici e Bom Jardim da Serra. Já em outras regiões, a geada tomou conta da paisagem durante o amanhecer. O frio também entrou para a história em São Joaquim: uma estação da Epagri/Inmet marcou -4°C, tornando este o 7 de Setembro mais frio daquela série de medições, iniciada em 1955.
A boa notícia para quem não gosta de frio é que essa massa de ar polar começa a perder força. A previsão da Epagri/Ciram indica temperaturas um pouco mais altas nesta terça-feira (8), apesar de ainda existir condição de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Na quarta-feira (9), os termômetros sobem ainda mais, mas o tempo volta a mudar com possibilidade de chuva e temporais isolados em Santa Catarina.


07/09/2026 - Atualizado há 3 horas