Foto: Secom de Itajaí
Itajaí foi classificada como a 16ª cidade no ranking nacional de gestão do território do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município é o primeiro da lista que não é capital nem pertence a uma região metropolitana. Em Santa Catarina, lidera o índice de Gestão Empresarial, que avalia cidades com atividades econômicas articuladas e com influência nacional.
De acordo com o informativo do IBGE, Itajaí foi a cidade catarinense mais citada no relatório, com cinco menções. O município aparece ao lado de grandes centros urbanos, como São Paulo, e apresentou o maior crescimento nos indicadores que avaliam a relevância econômica e a estrutura de gestão pública.
O relatório destaca a posição de Itajaí no índice de empresas multilocalizadas, ocupando o 12º lugar no país. O município também lidera em Santa Catarina no indicador de assalariados que trabalham em empresas com sede em outra cidade. Entre 2012 e 2021, o crescimento desse índice foi de 79,8%, impulsionado principalmente pelos setores industrial e portuário.
Além de Itajaí, as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú também foram citadas no relatório. Segundo o IBGE, as três compõem um arranjo populacional com forte integração econômica e administrativa. O estudo apresenta a rede urbana brasileira a partir de dados da iniciativa privada e da gestão pública.