Hacker bloqueia dados da prefeitura de Penha e pede resgate em Bitcoin

Um hacker chantagista foi alvo de dois boletins de ocorrência da Prefeitura de Penha na terça e quarta-feira (24/25). O Governo Municipal denunciou o caso na Delegacia de Crimes Virtuais, em Florianópolis.

 O hacker apagou dados do servidor de internet da Prefeitura ainda na terça-feira (24), e passou a chantagear o Poder Executivo em troca do retorno à liberação destas informações.

Um dos técnicos da Prefeitura constatou pela manhã a dificuldade de acesso a dados de vários setores, e encontrou uma mensagem do hacker, confirmando a invasão através de um “malware” (sistema de computador que acessa dados de forma ilícita, causando alterações ou roubo de dados).

A chantagem também foi explicitada na mensagem: o hacker pediu U$S 1.500 em bitcoins (moeda eletrônica), em troca da devolução dos dados.

O invasor repassou um acesso via internet e um arquivo em PDF orientando sobre como proceder a compra dos bitcoins, dando três dias de prazo para o Município ceder à chantagem.

O criminoso ainda ameaçou liberar os dados do Município ou apagá-los em definitivo, caso não recebesse pela liberação do sistema. O Governo Municipal não aceitou e denunciou o caso à Polícia Civil e ao setor de crimes cibernéticos, para a devida investigação.