Hacker bloqueia dados da prefeitura de Penha e pede resgate em Bitcoin

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Um hacker chantagista foi alvo de dois boletins de ocorrência da Prefeitura de Penha na terça e quarta-feira (24/25). O Governo Municipal denunciou o caso na Delegacia de Crimes Virtuais, em Florianópolis.

 O hacker apagou dados do servidor de internet da Prefeitura ainda na terça-feira (24), e passou a chantagear o Poder Executivo em troca do retorno à liberação destas informações.

Um dos técnicos da Prefeitura constatou pela manhã a dificuldade de acesso a dados de vários setores, e encontrou uma mensagem do hacker, confirmando a invasão através de um “malware” (sistema de computador que acessa dados de forma ilícita, causando alterações ou roubo de dados).

A chantagem também foi explicitada na mensagem: o hacker pediu U$S 1.500 em bitcoins (moeda eletrônica), em troca da devolução dos dados.

O invasor repassou um acesso via internet e um arquivo em PDF orientando sobre como proceder a compra dos bitcoins, dando três dias de prazo para o Município ceder à chantagem.

O criminoso ainda ameaçou liberar os dados do Município ou apagá-los em definitivo, caso não recebesse pela liberação do sistema. O Governo Municipal não aceitou e denunciou o caso à Polícia Civil e ao setor de crimes cibernéticos, para a devida investigação.