Foto: Divulgação
Mais de 23 quilômetros de cabos da rede de iluminação pública foram furtados em Itajaí nos últimos dois meses. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 250 mil e tem provocado apagões em ruas e avenidas da cidade. Os furtos atingem cabos aéreos e subterrâneos e começaram após o início da operação da nova empresa responsável pela manutenção do sistema.
Em fevereiro, foram furtados 2,5 quilômetros de cabos. Em março, o número caiu para 528 metros, segundo a empresa, em razão do reforço no policiamento e denúncias feitas por moradores. Ainda assim, os crimes continuam frequentes e comprometem o andamento do projeto de modernização da iluminação pública, que prevê a instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade.
A Polícia Militar orienta que qualquer movimentação suspeita próxima à rede de iluminação seja denunciada pelo telefone 190. Reclamações sobre lâmpadas apagadas ou acesas durante o dia devem ser feitas pelos canais oficiais da empresa responsável, com prazo de até 48 horas para atendimento, exceto em casos mais graves.