Anúncio

Empresas e servidores da PRF são investigados em SC, PR e RS por esquema envolvendo guinchos

Uma grande operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi deflagrada nesta terça-feira (3) para desarticular um esquema de corrupção envolvendo servidores da PRF e guincheiros no Paraná. A operação, batizada de “Operação Guincho”, teve como alvo diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo Porto União, no Planalto Norte catarinense. As investigações apontam para uma associação criminosa composta por agentes públicos e empresários que exigiam vantagens indevidas, gerando prejuízos para a administração pública e comprometendo a atuação dos servidores.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo que seis destes foram direcionados a servidores da PRF, que agora enfrentam afastamento de suas funções e um processo administrativo disciplinar interno. Quatro empresas também estão sendo investigadas, e outras oito pessoas envolvidas no esquema serão responsabilizadas criminalmente. Além disso, a operação resultou na prisão em flagrante de um homem de 62 anos, por posse ilegal de armas de fogo, durante as ações realizadas em municípios como Curitiba, Lapa, União da Vitória e São Mateus do Sul.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção e crimes contra a administração pública. Além dos mandados de busca e apreensão, também foram cumpridos mandados de intimação e medidas cautelares, que incluem o afastamento dos servidores envolvidos e a proibição de acesso a prédios públicos. A operação visa interromper as práticas ilícitas e garantir a punição dos responsáveis, fortalecendo o combate à corrupção no setor público e privado.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR