Em Navegantes, Procon apreende produtos vencidos em estabelecimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

O Procon de Santa Catarina aprendeu mais de 230 quilos de alimentos vencidos e mal-condicionados em estabelecimentos comerciais.

Entre os itens recolhidos estavam alimentos industrializados, ração animais e até alimentação infantil com data de validade vencida ou perto do vencimento, além de carne e embutidos. A ação também foi realizada nos municípios de Garuva, Ilhota e Jaguaruna.

Durante a fiscalização de rotina nos estabelecimentos, os fiscais do órgão flagraram produtos vencidos nas prateleiras e a realização de promoções com alimentos próximos ao vencimento, sem especificar claramente ao cliente, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor. 

“É direito básico do consumidor ter acesso claro e objetivo a todas as informações referentes aos produtos adquiridos, inclusive, a validade deles”, esclarece o diretor do órgão estadual, Tiago Silva.

Todos os produtos foram descartados e as empresas terão 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão.

Confira os itens apreendidos:

  • Navegantes – 137 produtos com validade vencida e 83 quilos de carne mal-acondicionada.
  • Jaguaruna – 41 quilos de carne mal-acondicionada e 110 quilos de farinha de trigo vencida, 61 quilos de embutidos (salsicha, lombo suíno e pernil) vencidos.
  • Ilhota – 46 produtos vencidos e 18 quilos de carne.
  • Garuva – 152 produtos, destas 18 latas de Mucilon.