Preparem os agasalhos, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar trará temperaturas abaixo de 0°C nas regiões serranas e próximas a 10°C nas demais regiões do estado. “No domingo, 30 de junho, e segunda 1º de julho, o frio será intenso, com a temperatura mínima ocorrendo no final da noite de sábado”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.
O amanhecer de domingo promete ser ainda mais gelado, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, chegando a -2°C a -4°C no Planalto Sul e Meio Oeste. Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, as temperaturas ficarão entre 2°C e 8°C, com ampla formação de geada, tornando o cenário típico de inverno rigoroso na região.
A boa notícia é que o frio começa a perder força a partir de segunda-feira, 1 de julho. A tendência é de elevação gradual das temperaturas ao longo da semana, proporcionando um alívio aos catarinenses que enfrentaram o rigor do clima polar. Mesmo assim, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada às condições climáticas e cuidados para manter-se aquecido e seguro durante os dias de frio intenso.