Anúncio

Dois homens são presos em SC por uso de símbolos nazistas durante uma festa

Dois homens foram presos em flagrante na noite deste sábado (9) durante a Schützenfest, tradicional Festa do Tiro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, por usarem broches com símbolos nazistas em chapéus típicos. A Polícia Civil informou que a prisão ocorreu após frequentadores do evento denunciarem os acessórios contendo cruzes suásticas, que geraram indignação e desconforto. Os suspeitos passam por audiência de custódia neste domingo (10).

Segundo o delegado Leandro Lopes, os homens, ambos moradores da cidade e com mais de 50 anos, afirmaram que não tinham intenção de fazer apologia ao nazismo, e um deles alegou desconhecer o significado do símbolo. Apesar das alegações, ambos foram detidos com base no parágrafo 1º do artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que criminaliza a prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito. A lei prevê pena de um a três anos de prisão para esse tipo de conduta.

Em nota, a prefeitura de Jaraguá do Sul repudiou a atitude dos homens, enfatizando que a Schützenfest é uma festa familiar que valoriza o respeito e a integração harmoniosa entre os participantes. “Ficou claro que os próprios frequentadores se sentiram desconfortáveis com esta situação. Uma festa de tiro esportivo, muito tradicional daqui, e este tipo de situação vai ser coibida e não será permitida na nossa cidade”, declarou o delegado Lopes.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR