Deputada Julia Zanata fala a verdade sobre o Bolsa Família no Maranhão e vira alvo de ataque

A deputada federal Julia Zanata (PL_SC) está no centro de uma controvérsia após suas declarações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde expôs dados sobre a dependência do Bolsa Família no Estado do Maranhão. Zanata comparou os números do programa social com a quantidade de pessoas com carteira assinada, ressaltando a diferença em relação a Santa Catarina e defendendo o estado como um exemplo de sucesso, não governado pelo PT.

Durante seu discurso, a parlamentar destacou a importância de descentralizar o poder em Brasília, argumentando que o Brasil é um país de proporções continentais e que essa centralização não é democrática. No entanto, suas afirmações foram criticadas por parte da população e políticos maranhenses, que a acusaram de xenofobia e insensibilidade.

Os dados que respaldou a fala de Zanata indicam que no Maranhão há duas famílias recebendo o Bolsa Família para cada trabalhador com carteira assinada, segundo informações do Caged e Ministério do Desenvolvimento Social.