Um morador do bairro Fazenda, em Itajaí, denunciou um desmatamento na rua Antônio Menezes Vasconcelos Drumond, próximo ao Morro da Cruz. Imagens mostram uma clareira visível de longe, gerando preocupação entre os moradores. O Instituto Itajaí Sustentável (Inis) esclareceu que o desmatamento foi autorizado para a construção de uma casa em uma área urbana dentro da Zona de Proteção Ambiental (ZPA1).
O corte de vegetação inclui a remoção de 737,47 m² de vegetação em estágio médio de regeneração e 56 árvores isoladas, incluindo 30 jacatirõezinhos e um cedro, uma espécie ameaçada de extinção. O Inis afirma que o impacto da remoção do cedro será minimizado, pois há outros indivíduos da espécie na região e em áreas próximas.
Conteúdos em alta
Como compensação, o proprietário deve doar 285 mudas de árvores nativas ao Viveiro Municipal e conservar uma área equivalente à vegetação suprimida no terreno. Para outras atividades no local, como a construção, o dono precisa obter as devidas licenças e autorizações dos órgãos municipais e ambientais.


10/09/2024