Defesa Civil alerta de um novo ciclone que trará chuva e frio em Santa Catarina

A Defesa Civil do Estado emitiu um novo alerta, indicando a possibilidade de temporais isolados com chuvas intensas em curto período de tempo no final da manhã e início da tarde desta quinta-feira. Há riscos de rajadas de vento intensas, raios e queda de granizo, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos catarinenses.

Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas nesta quinta-feira serão em declínio. As máximas variam de 15°C a 18°C no Planalto Sul, Litoral, Baixo e Médio Vale, e de 20°C a 25°C nas demais áreas do Estado.

Os ventos devem ser de direção Sul a Sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais de 35 a 55 km/h são esperadas, principalmente no Litoral e áreas próximas. O mar permanece agitado, com ondas de 1,5 a 2 m em todo o Litoral catarinense.

A Defesa Civil alerta que, entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, as instabilidades se espalham em direção ao Vale do Itajaí e Litoral do Estado, aumentando o risco de alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e queda de granizo.

Na sexta-feira (28), espera-se a reorganização e formação de uma nova frente fria que deve trazer chuvas e temporais localizados nestas regiões. As temperaturas no amanhecer ficarão próximas a 9°C na Serra e variarão de 11°C a 16°C em boa parte de Santa Catarina.

A tarde promete máximas perto dos 15°C no Planalto Sul e em parte do Litoral Sul, variando de 15°C a 20°C nas demais áreas do Estado. A Defesa Civil adverte que as chuvas podem vir acompanhadas de raios, vendavais e queda de granizo.

A Defesa Civil também apontou que as regiões mais propensas a esses fenômenos meteorológicos vão do Meio-Oeste ao Litoral catarinense. No entanto, apenas a região do Litoral Sul segue com risco baixo para ocorrências meteorológicas.

No mapa de risco emitido pela Defesa Civil, as áreas em amarelo indicam risco moderado para a ocorrência de alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, e granizo. O alerta iniciou às 12h desta quinta-feira e permanece ativo até às 18h de sexta-feira.

Piter Scheuer, ao detalhar as condições do tempo para os próximos dias, reforça que eventuais temporais não podem ser descartados, com potencial para chuvas pontualmente intensas, raios e queda de granizo, sobretudo no Grande Oeste e Planaltos.

Conforme o meteorologista, a maré permanece um pouco agitada, com ondas de direção Sul a Sudeste e altura de 1,5 a 2 m no Litoral catarinense. Os picos de altura das ondas no Litoral Sul e Grande Florianópolis podem chegar aos 2,5 m.

Em relação à previsão do tempo para sexta-feira, a previsão é que as condições continuem instáveis. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de temporais isolados, com chuva pontualmente intensa por curto período de tempo.

O aviso da Defesa Civil é para que a população fique atenta aos alertas meteorológicos, especialmente nas regiões do Meio-Oeste ao Litoral catarinense, onde as condições climáticas serão mais severas nos próximos dias.