Anúncio

Bombeiros de SC emitem alerta após 81 afogamentos registrados em uma semana

O primeiro feriado prolongado da pré-temporada de verão foi de intenso trabalho para as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Entre os dias 12 e 18 de novembro, incluindo o feriado de 15 de novembro, os bombeiros realizaram 81 salvamentos de vítimas de afogamento em todo o Estado. A maioria das pessoas resgatadas tinha, em média, 28 anos, e os horários com maior incidência de ocorrências foram entre 14h e 18h, como já é comum em temporadas anteriores.

Durante esse período, três óbitos por afogamento foram confirmados. Duas das vítimas morreram em águas salgadas, nas cidades de Penha e Itapoá, enquanto a terceira vítima faleceu em uma cachoeira no município de Siderópolis, em água doce. É importante destacar que não houve mortes em áreas monitoradas por guarda-vidas, o que evidencia a importância da presença desses profissionais nas praias e outros pontos turísticos de Santa Catarina.

Em resposta ao aumento de ocorrências, o Corpo de Bombeiros reforça a importância de adotar medidas preventivas para evitar afogamentos, como consultar o aplicativo CBMSC Cidadão, que indica as praias guarnecidas por guarda-vidas e a sinalização de risco. O aplicativo, disponível para Android e iOS, oferece informações sobre áreas com bandeira verde, indicando baixo risco de afogamento, e alerta sobre locais com bandeira preta, onde os postos de guarda-vidas estão desativados. Além disso, os bombeiros enfatizam cuidados básicos como evitar o consumo de álcool antes de nadar e respeitar a sinalização das praias para garantir uma temporada de verão mais segura.

Compartilhe Este Artigo
COMPARTILHAR