Foto: Alfabile/PMBC/Divulgação
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o desenvolvimento de um modelo de cidade inteligente. O contrato foi firmado em São Paulo e prevê a entrega do projeto em sete meses. Com a parceria, Balneário Camboriú passa a integrar o mapa de cidades inteligentes.
O acordo permite que a Fipe inicie os estudos para a implementação do conceito de Smart City no município. Este é o primeiro contrato da fundação nesse formato, com ressarcimento futuro, ou seja, o pagamento será realizado conforme os projetos forem efetivamente implantados. A iniciativa busca modernizar a infraestrutura e os serviços urbanos.
A iluminação pública será uma das primeiras áreas beneficiadas pelo projeto. Segundo a prefeita, a modernização do sistema contribuirá para a segurança e eficiência da cidade. O planejamento inclui o uso de tecnologia para melhorar a gestão urbana e garantir maior qualidade de vida à população.