Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ALERTA: Frente fria em SC trás chuva volumosa com granizo nas próximas horas

Nesta quinta-feira (21), o tempo muda em SC com o avanço de uma frente fria, que traz chuva para a maioria das regiões, começando pelas áreas de divisa com o RS (Grande Oeste e Planalto Sul) a partir do final da madrugada e início da manhã, se estendendo para as demais áreas no decorrer do dia. Nestas regiões, esperam-se temporais com rajadas fortes de vento que pontualmente podem passar dos 80 km/h, além de chuva pontualmente intensa, raios e eventual precipitação de granizo.

Entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, também há condições para chuva pontualmente intensa acompanhada de raios e eventual precipitação de granizo. O risco é ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Em virtude do deslocamento rápido desse sistema, até o final da noite, as instabilidades já terão se afastado em direção ao Sudeste do Brasil e as condições do tempo voltam a apresentar melhoria em SC.

RECOMENDAÇÕES

Em caso de temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Em alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fique atento a rachadura em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.