ALERTA: Ciclone vai ocasionar chuva volumosa com ventos de até 100km/h em SC

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (16) para temporais que deve atingir os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O aviso do Inmet está vigente até às 23h58 desta quarta.

Segundo o alerta do Instituto, estão previstos entre 30 e 60 mm de chuva com ventos de até 100km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As pessoas devem ficar atentas para, em caso de ventos fortes, não se abrigarem embaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas e queda das árvores. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil, pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Ciclone no final de semana

No próximo sábado (19), um ciclone que se estende desde o Norte do Paraguai até o estuário do Rio do Prata, na divisa entre Brasil e Uruguai, deve provocar ventos fortes no Pantanal brasileiro e regiões Sul e Oeste do Mato Grosso do Sul, Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A partir do dia 20, domingo, o ciclone se intensifica e os ventos podem chegar a 110 Km/h no Rio Grande do Sul. Nas outras regiões do território brasileiro, a expectativa é de que, nesse dia, a ventania registre velocidades entre 50 Km/h e 100 Km/h.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia