Foto: Divulgação
Santa Catarina abriu 11,5 mil vagas formais na construção civil entre janeiro e maio deste ano, um crescimento de 9% no período, conforme dados do Novo Caged do Ministério do Trabalho. O estado ficou em primeiro lugar na região Sul e terceiro no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Conteúdos em alta
Segundo a FACISC, cidades como Itapema, Blumenau, São José, Balneário Camboriú e Nova Trento puxam o desempenho, com destaque para a construção de edifícios, responsável por mais de 6,4 mil contratações. Obras de acabamento e alvenaria somaram outras 2,2 mil vagas, principalmente para pedreiros, serventes e aplicadores de revestimentos. Jovens entre 18 e 24 anos e profissionais de 30 a 39 anos concentram a maioria das admissões.
Santa Catarina também tem a segunda maior taxa de formalização do país na construção, 52%, atrás apenas do Distrito Federal. Para a FACISC, isso demonstra avanço estrutural que beneficia trabalhadores e empresas. O presidente Elson Otto destaca que, mesmo com juros altos e incertezas fiscais, o setor segue forte no estado, impulsionado pela confiança empresarial e ciclos de longo prazo.
No litoral norte, cidades como Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha reforçam o bom momento do setor, segundo o empresário Eduardo Schuster. Ele aponta que a previsibilidade dos projetos, com entregas previstas até 2028, garante segurança para o mercado e mantém os salários do setor acima dos pagos na indústria e no comércio, ajudando a reduzir o desemprego.


08/07/2025