Foto: Divulgação/SECOM
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta sobre o avanço das doenças respiratórias em Santa Catarina. O aumento de casos tem pressionado os serviços de saúde e elevado a taxa de ocupação de leitos de UTI em diversas regiões.
Conteúdos em alta
A circulação de vírus como influenza e os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se intensificaram com a queda das temperaturas nas últimas semanas. De acordo com o governo estadual, cinco regiões estão com mais de 95% dos leitos de UTI adulto ocupados.



A situação mais crítica é na região do Foz do Rio Itajaí, que chegou a 100% de ocupação dos 65 leitos disponíveis. Também não há vagas nos leitos gerais de UTI, incluindo pediátricos e neonatais. Em seguida, o Planalto Norte e Nordeste registra 99,5% de ocupação dos leitos adultos, com apenas três unidades disponíveis.
A Grande Florianópolis (97,3%), o Vale do Itajaí (96,9%) e a Serra catarinense (96,4%) também apresentam taxas elevadas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, doenças respiratórias, cardiovasculares e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) estão entre as principais causas de internações em UTIs. Desde 2023, o Estado abriu 264 novos leitos e prevê a ampliação de mais 44 vagas nos próximos dias. A pasta também reforça a importância da vacinação como forma de prevenção às complicações graves.

O que diz a Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou que uma das principais causas de internação em leitos de UTI adulto nos hospitais do Estado são as doenças respiratórias, além das doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Leia a nota na íntegra:
“Santa Catarina foi o estado que mais expandiu a rede SUS de leitos de UTI nos últimos anos. Desde 2023, já foram abertos 264 novos leitos de terapia intensiva, entre adultos e infantis, distribuídos em diversas regiões. Outros 44 leitos estão previstos para abrir em breve na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí, no Norte e na Foz do Rio Itajaí. Além disso, recentemente foram abertos 12 leitos de suporte ventilatório no Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí.


06/06/2025