Nesta quinta-feira (23), aconteceu a 2º sessão extraordinária de 2020 na Camará Municipal de Vereadores de Navegantes. Entre os projetos pautados para serem votados, estava o Projeto de Lei 80/2019 que dava autorização ao prefeito Emílio Vieira (PSDB), para o empréstimo de R$ 21,5 milhões.
O empréstimo será financiado pela Caixa Econômica Federal – CEF, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA ou pela operação de crédito do Banco do Brasil S.A. O prazo de carência para o pagamento da primeira a parcela é de 24 meses.
Programado para ser votado em votação única, o PL 80/2019 foi retirado da votação após um consenso dos vereadores presentes. De acordo com os vereadores, o caso merece uma atenção maior e por isso só voltará a ser discutido na primeira sessão ordinária de 2020, no dia três de fevereiro. Por estar em horário de trabalho, não foi visto nenhum cargo comissionado no plenário.
Em abril de 2019 a Câmara aprovou o empréstimo de 19 milhões, na época a sessão foi marcada pelo tumulto dos cargos comissionados e a presença da Polícia Militar. A intenção do prefeito Emílio é atingir o limite máximo de endividamento do município que hoje é de R$40 milhões.