FOTO: REDES SOCIAIS
O Jair Bolsonaro iniciou fisioterapia e passou a receber medicação para prevenção de trombose, conforme boletim médico divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo a equipe médica, o ex-presidente iniciou reabilitação com fisioterapia, teve ajuste na analgesia e começou medidas farmacológicas para prevenir trombose. Também houve adequações nas medicações para controle de soluço e refluxo gastroesofágico.
Bolsonaro passou por cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral, procedimento que durou cerca de 3h30 e ocorreu sem intercorrências. A cirurgia foi solicitada pela defesa e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com os médicos, não há, a princípio, necessidade de novos exames ou procedimentos. O cirurgião Cláudio Birolini afirmou que a intervenção transcorreu dentro do previsto.
Confira o boletim médico na íntegra
“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro encontra-se internado no hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral por via convencional. Iniciou reabilitação com fisioterapia, otimização de analgesia e medidas farmacológicas para prevenção de trombose. Foram realizados ajustes das medicações para soluço e para doença do refluxo gastro-esofágico. No dia de hoje, não há previsão de novos exames complementares ou procedimentos.”
O que é hérnia inguinal?
De acordo com o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal também é chamada de hérnia na virilha, justamente por serem comuns na zona em que fica a junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen.
Considerada comum, esse tipo de hérnia surge quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma fraqueza na parede abdominal, provocando dor e incômodo. Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até os testículos, provocando a chamada hérnia inguinoescrotal.
