Vale do Itajaí em alerta após caso suspeito do coronavírus em Brusque

Vale do Itajaí em alerta com a internação de um homem com a suspeita do coronavírus. A confirmação aconteceu pela secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (29).

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) disse que informou o governo federal sobre o novo caso suspeito durante a tarde. Conforme nota enviada pela prefeitura, o paciente de Brusque esteve recentemente na China e está com sintomas de gripe. Ele deu entrada nesta quinta em um hospital do município, onde está internado.

Na terça-feira (28), foi ativado plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave, a fim de atender e identificar casos suspeitos de coronavírus. Também foi recomendado à população do Estado evitar viajar para a China, cuja cidade de Wuhan é considerada o epicentro da doença.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários, informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Até o momento 213 pessoas já morreram por conta do vírus e mais de 9 mil já foram infectadas. OMS (Organização Nacional da Saúde), classificou coronavírus como “Emergência de Saúde internacional”. Nove casos suspeitos no Brasil, mas até o momento nenhum deles foram confirmados.