UTIs do hospital Marieta destinadas para tratamento do coronavírus estão 100% lotadas

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, está com lotação máxima dos 15 leitos de UTIs destinados para a pandemia do novo coronavírus credenciados pelo SUS. De acordo com as informações divulgadas, foi por esse motivo que dois pacientes diagnosticados com Covid-19 tiveram que ser transferidos para o hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú neste final de semana.

A região da foz é local com o menor número de leitos disponíveis para o enfrentamento da pandemia em Santa Catarina. Um edifício com 100 leitos começou a ser construído ainda no governo Raimundo Colombo (PSD), mas até o momento não foi entregue.

O MPSC notificou o governo Estadual judicialmente para saber quais as ações que o governo catarinense está tomando para o enfrentamento da pandemia na Foz do Itajaí-Açu.

Em resposta, o governo afirmou que ofereceu 10 leitos para o hospital Ruth Cardoso e 30 para o Marieta, mas sem prazo para a instalação. O hospital Ruth afirmou não ter espaço para a construção de novos leitos e propôs que o Estado invista os 40 leitos no Marieta – O hospital Marieta informou que só poderia absorver 30 leitos na estrutura atual.