Tutor do pitbull que atacou menina de 3 anos em Navegantes foi preso

O tutor do cão da raça Pitbull que atacou uma menina de apenas 3 anos nesta quinta-feira (18) em Navegantes, foi preso preventivamente e enfrentará acusações de omissão de cautela na guarda de animal perigoso e lesão corporal. A ação rápida ocorreu após a Polícia Militar localizar e prender o homem em flagrante.

A mãe da menina atacada relatou que estava com suas duas filhas em frente à Praça dos Emancipadores, no centro da cidade, quando os animais se aproximaram, quando o cão derrubou a filha mais velha, mordendo-a no rosto e no pescoço. A criança só foi salva graças à intervenção de dois servidores do Departamento de Bem-Estar Animal (DABA), que estavam no local e conseguiram afastar o cachorro.

Não foi a primeira vez:

Desde 2023, cerca de 20 casos de ataques de cachorros soltos nas ruas foram registrados. As consequências para os donos desses animais resultaram em mais de R$ 20 mil em indenizações para as vítimas, além de oito denúncias criminais e duas condenações. A situação destaca a necessidade urgente de medidas preventivas e punitivas mais rigorosas para evitar novos incidentes e garantir a segurança da comunidade.

O Promotor de Justiça enfatiza que campanhas de conscientização já foram realizadas para alertar sobre os riscos associados à falta de cuidado na guarda e condução de animais perigosos em vias públicas. No entanto, a recorrência dos ataques demonstra a necessidade de intensificar essas ações e garantir que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados, protegendo assim a população de futuros ataques.