Sem previsão para o retorno do abastecimento de água em Navegantes e Itajaí

Desde a última sexta-feira, 17 de novembro, as cidades de Navegantes e Itajaí enfrentam uma grave crise hídrica por conta da chuvas que atinge Santa Catarina, que elevou o nível do rio Itajaí-Mirim que ocasionou um acúmulo de lama acima do normal. O excesso de sedimentos afetou diretamente os equipamentos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, resultando na interrupção do fornecimento de água ou em uma notável redução na pressão do abastecimento nas áreas afetadas.

Equipamentos Sobrecarregados e Reservatórios em Níveis Críticos:

O acúmulo anormal nos equipamentos das ETAs São Roque e Arapongas dificulta a purificação da água, gerando uma série de interrupções operacionais para a limpeza de filtros e decantadores. Além disso, a combinação dessas manutenções com uma demanda elevada no consumo está comprometendo a recuperação dos reservatórios. A principal reservação de Itajaí, no São Roque, encontra-se em alarmantes 15% de sua capacidade, enquanto Arapongas registra apenas 32%. Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas permanecem completamente vazios.

Alerta à população:

Com a situação crítica, alertas à população foram emitidos, recomendando o armazenamento consciente de água para as necessidades básicas. O uso racional dos recursos hídricos torna-se crucial para enfrentar a crise. Até o momento não informações de quando a situação irá se normalizar.