Santa Catarina tem oito casos suspeitos de coronavírus sendo investigados

Após a confirmação do primeiro brasileiro com coronavírus (Covid-19) no Brasil, o número de casos suspeitos passou de 20 para 132 no país. Somente em Santa Catarina oito casos suspeitos estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde.

Apesar do aumento no número de suspeitos, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) de Santa Catarina afirma que não há motivo para pânico e que desde o final de janeiro as equipes técnicas da secretaria trabalham para orientar os profissionais de saúde para lidar com os casos suspeitos. Informou também que um Plano de Contingência foi elaborado seguindo determinações do Ministério de Saúde.

10 funcionários da empresa Cerâmica de Portobello que viajaram para Itália para a realização de um treinamento e que, por precaução, mesmo sem apresentar os sintomas da doença, foram colocadas em uma espécie de quarentena e dispensadas temporariamente do trabalho.

Através de uma nota a empresa negou que os funcionários tenham vindo no mesmo vôo do brasileiro confirmado com o coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas confirmou monitorar os funcionários da cerâmica, moradores de Porto Belo e Itapema.

Dicas de prevenção contra o coronavírus:

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Casos suspeitos por estados:

Pelo país, os casos suspeitos estão distribuídos da seguinte forma: São Paulo (55), Rio Grande do Sul (24), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (8), Paraná (5), Distrito Federal (5), Minas Gerais (5), Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Pernambuco (3), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1) e Espírito Santo (1).