Santa Catarina é o segundo estado com maior índice de suicídio no país

Nesse final de semana a região do vale do Itajaí registrou três casos de suicídio, sendo dois em Itajaí e um em Navegantes. Por conta do alto índice de registro na região o assunto levantou um alerta.

Segundo dados divulgados, no Brasil 11 mil pessoas por ano cometem suicídio, a região Sudeste e Sul do país registram o maior índice. O estado gaúcho ocupa a primeira posição, em seguida vem Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 90% dos casos poderiam ser evitados com tratamento psicológico, 60% das pessoas morrem por não buscarem ajuda.

Falar de suicídio ainda é um tabu para a maioria das pessoas, mas as estatísticas mostram que pelo menos 17% da população brasileira já pensaram algum momento em tirar a própria vida.

 

Para combater essa situação existem o Centro de Valorização da Vida (CVV), que de forma gratuita atende pessoas que estejam passando por algum problema emocional ou na prevenção do suicídio. Os voluntários da ONG oferecem apoio através do telefone 188, e-mail ou chat, 24 horas por dia.